O Seminário "A diversidade do mundo rural na Amazônia" é uma promoção do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Biodiversidade, Sociedade e Educação na Amazônia (BioSE/CNPq), em parceria com o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) AJURI, ambos do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) da UFPA. São parceiros desse evento, ainda, os Programas de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (NCADR/UFPA) e Antropologia (IFCH/UFPA).
O evento pretende discutir, a partir de uma abordagem interdisciplinar, as diversas questões que abarcam o mundo rural na Amazônia. Estarão no centro das atenções temas como Agroecologia, Gênero e Sexualidade, Produção Familiar, Conflitos Socioambientais, Agrobiodiversidade e Soberania Alimentar, Artes e Religiosidades, Educação do Campo, dentre outros assuntos que demarcam a vida dos agricultores e agricultoras familiares, povos e comunidades tradicionais.
Este seminário irá priorizar o debate contemporâneo de uma enorme diversidade de temas, mas exercitará também o diálogo de saberes entre acadêmicos e lideranças locais, as quais irão participar contando suas histórias e experiências vivenciadas nas comunidades, nos movimentos sociais, nas associações. Serão histórias de luta e resistência, da busca por direitos territoriais e humanos, assim como as experiências de relação com a natureza no manejo e formas de apropriação da sociobiodiversidade presente nas florestas, rios, várzeas, roças e quintais.
O evento privilegiará a diversidade e a pluralidade. Dentro dessa diretriz, a metodologia irá contemplar palestras, rodas de conversa, mesas redondas com mestres egressos da Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, que irão contar suas experiências pós-curso, grupos de trabalho que estarão recebendo resumos expandidos; aliás, estes GT's estarão sendo coordenados por professores e professoras junto aos estudantes de graduação e pós-graduação. Entendemos que esse exercício é também formativo.
Além desses momentos, o seminário será permeado por sessões de arte nas suas mais diferentes linguagens (música, teatro, dança e artes visuais), exposição de pinturas em aquarela, venda de produtos artesanais das comunidades, troca de sementes, lançamentos de livros e outras formas de produção do conhecimento, venda de produtos orgânicos, etc.
O espaço está aberto às ideias e todos e todas estão convidados/convidadas a participar, contribuir com a construção do evento. Chegue, fale, dê sua ideia, entre no seminário e seja bem vindo, seja bem vinda. Encontramo-nos em junho!

Organizadores
Flávio Bezerra Barros
William Santos de Assis